Os Gansos – Trabalho em Equipe

by cintiacoach

Os gansos ao emigrar em busca de lugares mais quentes, eles voam na típica formação em “V”. Sabe por quê?

Quando um bate as asas cria um vácuo para o ganso seguinte, com isso melhora o desempenho do bando inteiro em 71%, alcançam uma melhor performance do que se estivesse cada um sozinho.

Aprendizado: As pessoas que dividem uma direção em comum e tem senso de trabalho em equipe chegam mais rápido e mais facilmente ao seu destino, por que estão caminhando juntos baseados na confiança.

Sempre que um ganso sai da formação, percebe rapidamente a resistência por tentar voar sozinho e volta rapidamente para a formação.

Aprendizado: Se tivermos sensibilidade, bom senso, nos mantemos alinhados e unidos com aqueles que têm objetivos em comum, e nos colocar a disposição para ajudar e ser ajudado quando necessário. A força, segurança, comprometimento aumenta quando estamos juntos em um mesmo objetivo. As metas serão alcançadas mais fácil e rapidamente.

Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, outro ganso assume o lugar, voando para a posição da ponta.

Aprendizado: Todos precisam se apoiar nas tarefas mais desafiadoras e compartilhar a liderança. Compartilhar dons, talentos e recursos. Não é necessário ser “chefe” para ser líder, é pelas atitudes que se conhece os lideres. As pessoas assim como os gansos, são dependentes uma das outras. Ninguém é uma ilha. Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente, e aumentar a velocidade.

Aprendizado: Quando há encorajamento o progresso é maior. Todos precisam ser encorajados com elogios e palavras de ânimo, inclusive o líder.

Finalmente, quando um ganso adoece ou está ferido, e cai, dois gansos saem da formação e o seguem, para ajudá-lo e protegê-lo. Eles ficam com ele até que seja capaz de voar novamente, e depois começam uma nova formação ou partem em busca de seu grupo.

Aprendizado: Numa equipe, todos podem passar por dificuldades e precisarão apoiar-se mutuamente. Se nos mantivermos um ao lado do outro, apoiando-nos mutuamente.

Se tornarmos realidade o espírito de equipe. Se apesar das diferenças pudermos formar um grupo humano para enfrentar qualquer tipo de situações. Se entendermos o verdadeiro valor da amizade. Se tivermos consciência do sentimento de partilha. A vida será mais simples, trabalhar em equipe vai ser prazeroso, alcançaremos as metas e objetivos, e todos ficarão felizes.